terça-feira, 29 de março de 2011

Serrinha: homem é morto a tiros por motoqueiros na porta de casa

José Cleonildo Pinheiro, 34 anos, conhecido como “Idola”, foi assassinado a tiros no início da noite desta segunda-feira, 28, por volta das 18h10m, no bairro Novo Horizonte, em Serrinha. Segundo informações de moradores do local, Cleonildo chegava em casa, na Rua do Triângulo, a conhecida “Rua do Inferninho”, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto, dados ignorados, e morto com três tiros.

O criminoso que estava na garupa da moto desceu e disparou um tiro na cabeça do rapaz, que caiu. Após o primeiro disparo, os dois homens fizeram o contorno de moto e voltaram ao local onde Cleonildo havia caído de bruços. Novamente o carona desceu da moto e disparou mais dois tiros que acertaram a cabeça e o braço esquerdo da vítima.

Um irmão da vítima disse que estava tomando banho quando ouviu o barulho dos tiros. Quando ele saiu pra ver o que estava acontecendo se deparou com o corpo do irmão no meio da rua. “Eu pensei que era bomba de São João, mas uma vizinha já vinha gritando dizendo que tinham matado meu irmão”, contou.
Cleonildo que já tinha passagem pela polícia e era viciado em drogas, estava tentando se recuperar do vício no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de Serrinha. Ainda de acordo com familiares, o rapaz foi vítima de uma tentativa de homicídio no final do ano passado enquanto participava de uma festa no mesmo bairro. Na ocasião, ele foi alvejado com dois tiros em uma das pernas.
A polícia civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O delegado Daniel Fiúza, titular da DP, investiga a autoria e a motivação do crime.

Com este, sobe para 5 o número de homicídios no ano de 2011 em Serrinha.
O crime aconteceu por volta das 18h10m, no bairro Novo Horizonte

Detentos do presídio de Serrinha serram grades e tentam fugir

Pelo menos três presos tentaram fugir do Presídio de Segurança Máxima de Serrinha (cebolão), na manhã de ontem, segunda-feira (28/03/2011). Os detentos estavam na cela B 211. Os policiais da guarda externa notaram movimentação estranha e deram o alerta.


Os agentes penitenciários flagraram Cedan Silva Bastos, Luiz Cláudio Pereira, e Nivaldo Lima Reis, serrando a grade da cela, no entanto, eles acabaram sendo presos pelos agentes e policiais militares (16º BPM) antes de conseguir fugir do presídio. Eles pretendiam chegar ao pátio externo do estabelecimento.

As barras de ferro já haviam sido removidas. Os agentes apreenderam o material utilizado na tentativa de fuga. Após a descoberta, os detentos que estavam na cela que teve a grade serrada foram distribuídos para outras acomodações dentro do presídio.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Homem é preso com 275 pacotes de cigarros contrabandeados em Serrinha

Foi preso em Serrinha, na manhã desta quinta-feira, 24 de março de 2011,um homem com 275 pacotes de cigarros contrabandeados. O suspeito foi abordado por militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º BPM, comercializando os produtos na feira livre do centro de Serrinha. Cada pacote continha 10 maços de cigarro.
Fernando Neri da Silva, 44 anos, mora no povoado de Santa Rosa, em Conceição do Coité. Ele disse na delegacia que estava vendendo os cigarros, com marcas do Paraguai, porque estava desempregado e precisava de dinheiro. Segundo informações da polícia militar, a mercadoria está avaliada em R$ 2,5 mil.
O suspeito foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, para o Complexo Policial de Serrinha (CPS). O caso está sob a responsabilidade do delegado Daniel Fiúza, titular da DP.

Universitários de Serrinha são assaltados em ônibus na BR-116

Um ônibus coletivo, placa NPZ 3677, com 38 estudantes universitários foi assaltado na BR-116, nas proximidades do entroncamento da cidade de Lamarão. O assalto ocorreu por volta das 23h40m, desta quinta-feira (24).
Segundo o motorista do coletivo, Antônio Edson Alves de Souza, quatro homens armados e encapuzados desceram de um Gol vermelho e atiraram no ônibus obrigando o motorista a parar o veículo. Os estudantes que retornavam de Feira de Santana para Serrinha, onde residem, foram saqueados.
Os criminosos roubaram aparelhos de celular, notebooks, jóias e dinheiro. No momento da fuga eles agrediram o motorista e atiraram em um dos pneus do ônibus.

Asossiação dos Guardas Municipais de Serrinha se manifesta em relação a equívoco,da polícia e da imprensa serrinhense

O ocorrido foi o seguinte:
no dia 23/03/2011 foi postado como manchete no blog de um jornalista de serrinha o seguinte post:
"Guarda municipal de Serinha é preso em Araci portando cocaína"
Ao ficar sabendo a GCM de mobilizou e foi em busca da informação na fonte, foi detectado que não se tratava de um Guarda Civil Municipal como havia sido retratado  pelo jornalista, logo aós a esta detecção de engano foi tomadas providências de contato com os jornalistas os quais reformularam a reportagem para :
"Funcionário Público municipal é preso em Araci portando Cocaína"
Após a resolução deste equívoco foi ouvido na rádio Continental a entrevista com a delegada que acompanhou o caso a qual reafirmou ser Guarda Municipal o elemento Jorge Firmo da Silva.após esta declaração não verdadeira,de aocrdo com a folha de integrantes da Guarda Municipal de Serrinha, a Associação dos Guardas Municipais de Serrinha  lançou em nota um pronunciamento informando o esclarecimento do fato, alegando firmemente que o Sr. Jorge Firmo da Silva, acusado de tráfico de drogas no auto relacionado ao mesmo, NÃO pertence à corporação da GCM de Serrinha, e sim era porteiro de uma das escolas deste município.

A AGMS após ter se pronunciado de forma escrita prometeu tomar medidas judiciais quanto à proteção da imagem da corporação que após o episódio citado se sente prejucicada perante a sociedade serrinhense.



quinta-feira, 24 de março de 2011

Serrinha: Duas pessoas presas,vários medicamentos apreendidos e 4 farmácias fechadas pela PRF e ANVISA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do Núcleo de Operações Especiais (NOE), prendeu duas pessoas durante operação, desencadeada na tarde desta quarta-feira (23) e encerrada durante a madrugada. A ação foi desencadeada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o apoio da Vigilância Sanitária Estadual, na cidade de Serrinha, depois de uma denúncia encaminhada ao órgão.

De acordo com a assessoria da PRF, foram apresentados na delegacia local Céfas Carneiro Rios, proprietário da Farmácia Gloria, localizada na Praça Luiz Nogueira, e Roniê Edson Queiroz Ferreira, proprietário da Drogaria Central, localizada na Avenida Barão de Cotegipe.

Eles são acusados de comercializarem medicamentos contrabandeados e sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, não manterem farmacêutico nos estabelecimentos e atuarem sem o alvará sanitário da ANVISA. Ao todo foram inspecionadas 5 farmácias, e 4 foram interditadas. São elas: Drogaria Central, Farmácia Gloria, Farmácia Guanabara (Av. Lomanto Junior – BR-116) e Farmácia Zero Hora (Praça Luis Nogueira).

Ainda segundo a PF, foram apreendidos 30 ampolas de Durateston e 9 ampolas de Decadurabolim (anabolizantes), 4.450 comprimidos de Diazepan (tranqüilizante), 17ampolas de Nendrolone, 16 ampolas de Neustron, 7ampolas de Trimobolam, 4 ampolas de Destex, 79 comprimidos de Citotec (medicamento abortivo), 272 comprimidos de Pramil (estimulante sexual), 24 comprimidos de Erofast, 100 comprimidos de Hemogeni e 27 comprimidos de Erostil.

De acordo com Marcel Figueira, coordenador da operação e fiscal da ANVISA, os medicamentos Durateston, Decadurabolim e Citotec são de origem estrangeira e a venda é proibida no Brasil. “A comercialização do Citotec está proibida no País desde 1998, e os injetáveis (anabolizantes) podem provocar a morte da pessoa que usa ou a amputação total do membro”, explicou.

Os responsáveis pela venda de medicamentos sem autorização ou contrabandeados podem pegar de 10 a 15 anos de prisão, segundo o Código Penal Brasileiro (CPB).
postado por clériston silva em seu blog.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Trânsito de Serrinha pode fazer vítimas mortais sem acidente

O trânsito de serrinha vem correndo o risco de matar sem acidentes, você, leitor me perguntaria:
-Como? -Isso seria possível?
Eu responderia categoricamente que sim, pois o desrespeito as leis de trânsito chega a tal ponto que por falta de uma ação rápida e com resultados práticos podem ser prejudicados cidadãos, que correm risco de morte em nossos hospitais na área de emergência por falta de ambulãncia, que no trajeto, na retirada da garagem estão sendo prejudicadas em dia de feira livre por uma falta de estrutura, boa vontade,e ação de alguns dos órgãos competentes a tais medidas.
veja o exemplo:
Hoje, 23 de Março de 2011 ás 08: 10  na frente do prédio da antiga Telemar, no centro da cidade, mais precisamente na praça Miguel Carneiro, o veículo VW saveiro  branca de placa policial APT-2931  de PR-Curitiba, pertencente a um logista, da feira livre de serrinha, foi estacionada de forma totalmente ilegal, no meio da via pública impedindo a passagem única em dia de feira livre das ambulâncias estacionadas no pátio da Secretaria Municipal de Saúde localizada a margem da praça Miguel Carneiro (Praça da Catedral).
O guarda civil municipal, que estava de plantão na Secretaria de Saude  percebeu  a obstrução da via e foi em busca do motorista do veículo pelas barracas da feira, após 14 minutos de busca sem sucesso, o mesmo fotografou o veículo e acionou a polícia militar, que se comprometeu em mandar apoio ao local.
o guarda então sem poder fazer mais nada, saiu do local da infração e se dirigiu a seu posto de serviço. Ás 08:53 a viatura da PM passou no local mas o veículo tinha saido a exatos  dois minutos , veja as fotos:

                                      Esta é  a foto do veículo tirada pelo Guarda que passava no local.

o veículo permanneceu no local até a hora que o motorista achou que deveria tirar, ou seja se houvesse em um de nossos hospitais alguem necessitando de transferência urgente para feira ou salvador, poderia até morrer lá por falta da chegada de uma ambulãncia, que por causa deste veículo,não teria acesso as ruas até o hospital.

Aí fica a questão, até onde vai a responsabilidade do controle do trânsito pela Polícia Militar, Guarda municipal e Agentes de Trânsito desta cidade?
Veja algumas constatações:
A polícia militar não dá conta de prender bandido, executar rondas preventivas nos bairros, atender chamados de emergência e suprir as exigências de segurança do trânsito serrinhense ao mesmo tempo. Prova disso é a demora do atendimento ás ocorrências já feitas neste sentido em outras ocasiões por alguns Guardas municipais que necessitaram, por não estar munidos de material necessário, de apoio superior e autoridade diante dos casos de ação no trânsito.
A Guarda municipal em Serrinha ainda Não exerce seu completo poder de Polícia por falta de autorização seguida de estrutura que deve ser fornecidas pela secretaria municipal que a comanda.
Os agentes de trânsito, quem são? Onde estão, parece não existir se fizer relação da quantidade deles diante da demanda. Dizem por a ique o trânsito de Serrinha é municipalizado. - Como se os órgãos municipais não tem controle burocrático nenhum?.
Não podem multar, não tem guincho para casos absurdos como o relatado acima,não tem uma sede organizada para o processamento das ocorrências e distribuição de pessoal adequada, o que se vê é em dias de feira livre alguns acessos de ruas centrais ligadas a mesma, serem fechados por alguns Guardas,um em cada ponto, um absurdo, não se trabalha em posto de Trânsito sozinho, conhecendo o comportamento de uma considerável parte dos motoristas de Serrinha como eu conheço quando submetidas a uma ação proibitiva, tipo:
Não estacione aqui! Não vire a esquerda, é contra mão, não ultrapasse a barreira instalada no centro da rua.
As respostas a estas ações são adversas das mais calmas até as mais agressivas com ameaças de morte e agressão ao agente que está ali para criar ordem, sozinho no local este fica descoberto até de testemunhas para uma possível ação junto a polícia como queixa por desacato a autoridade previsto em lei Federal, agressão, e ameaças de morte como já foi citado.Fca a pergunta a Responsabilidade é de quem? Eu paro por aqui com esta reportagem protesto.
Ass. Um Gcm.

terça-feira, 22 de março de 2011

tragédia no Japão. O número de mortes já ultrapassam 8.600

Um novo balanço da Polícia Nacional do Japão elevou nesta terça para 8.630 o número de mortes no terremoto e posterior tsunami que atingiram o país no último dia 11.
Outras 12.931 pessoas ainda estão desaparecidas. Nove dias depois do terremoto no litoral nordeste do Japão, que causou o pior desastre natural após a Segunda Guerra Mundial, duas pessoas foram encontradas com vida entre os escombros na província de Miyagi, mas a esperança de localizar mais sobreviventes diminuem com o passar das horas.  
Os esforços se centram em procurar um lar para os sobreviventes que perderam suas casas. Cerca de 355 mil pessoas continuam em abrigos improvisados em 15 províncias, incluindo Tóquio. Este número inclui, segundo a agência de notícias Kyodo, 20 mil moradores de áreas próximas à usina nuclear de Fukushima Daiichi, retirados diante do vazamento de radiação. Eles foram levados para sete outras prefeituras, entre elas Niigata, Yamagata e Tochigi.
"Os corpos levados pelo tsunami serão recuperados aos milhares todos os dias a partir de agora", disse o chefe de polícia de Miyagi, Naoto Takeuchi.   Na cidade de Otsuchi, em Iwate, o prefeito Koki Kato foi encontrado morto neste sábado.
Ele estava desaparecido desde o tsunami, quando realizava uma reunião de emergência. Segundo a Kyodo, o número de vítimas é tão grande que os crematórios nas áreas atingidas pelo desastre não conseguem atender a demanda. Algumas prefeituras, Higashimatsushima, em Miyagi, estão permitindo enterros sem os procedimentos de higiene padrão.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Carro bate de frente com carreta na BR-116, em Serrinha

Aconteceu na noite deste domingo (21), no km 364 da BR-116, em Serrinha, nas proximidades do Sítio Sagitário um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta carregada com sal resultou na morte de uma pessoa.
De acordo com as informações de testemunhas, o motorista do Pálio, placa HCS 6894, licença de Salvador, trafegava no sentido Feira de Santana – Serrinha, quando perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e bateu de frente com a carreta, placa NGW 2609, Luziânia – Goiás. A polícia está apurando. A carreta saiu da pista após o choque e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros.
O condutor do Pálio Renato Oliveira dos Santos Lima, 58 anos, morreu na hora. Já o motorista da carreta foi levado para um hospital da cidade em estado de choque. O acidente aconteceu por volta das 22h00m.

A vítima teve fratura exposta dos dois braços e na perna esquerda. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana levou cerca de 30 minutos para retirar o corpo das ferragens. O motorista era natural de Serrinha, e segundo levantamento da Polícia Civil, morava em Salvador. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Veja abaixo as imagens dessa tragédia:

O motorista do palio era natural de Serrinha.

Guarda Municipal de Serrinha apresenta relatório com os principais problemas do mercado municipal e suas possíveis soluções

Na sessão da quinta-feira (24/02/2011) na câmara municipal de vereadores de Serrinha, a Associação dos Guardas Municipais de Serrinha (AGMS), representada por um dos seus membros, Denis Souza Santiago, apresentou um relatório indicando os principais problemas do Mercado Municipal (mercado de comida), entre eles o uso exagerado de bebida alcoólica, considerado um dos principais motivos para o grande número de lesões corporais, furtos, tentativa de homicídio e homicídios.

No mesmo documento a AGMS sugere medidas urgentes como forma de reduzir o índice de violência no local.
GCM Denis ao microfone e o GCM Valmir á esquerda.

Veja o documento abaixo:

Quando o assunto é o Mercado Municipal, a problemática é grande, ainda mais no que se refere à segurança e devido a tanta violência que vem acontecendo como: furtos, lesões corporais, tentativas de homicídio e homicídio. A situação é preocupante, e precisa ser tomada uma medida urgente a fim de assegurar às pessoas que ali trabalham e aos consumidores certa tranqüilidade, para isso é preciso avaliar a situação em que se encontra o Mercado Municipal e observar quais são os fatores que podem gerar uma crise.

O local citado é freqüentado por muitas pessoas, consumidores que buscam os mais diversos produtos que ali são comercializados, mais o ponto foco em questão são os boxes que vendem comidas e bebidas, pois é nestes locais que acontecem as crises devido o alto nível de estresse que é gerado.

Nestes boxes costumam ter aparelho de som que são ligados todos ao mesmo tempo e na maioria das vezes em volume elevado, e ainda ocorrem as disputas de som, onde um quer deixar seu som mais alto que o do vizinho gerando assim a poluição sonora, pois a acústica do local não suporta todos os sons que são produzidos e acaba causando um certo estresse nas pessoas. Por outro lado temos o consumo de bebidas que contem álcool que também não deixa de ser um causador de estresse. Além disso, as bebidas são vendidas em garrafas de vidro que em meio a um conflito poderão ser usadas como armas.

Outro fator preocupante é o grande número de menores que freqüentam este ambiente, e segundo informações, ingerem bebida alcoólica e fazem uso de cigarro, sendo assim, não se cumpre o art. n° 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz: “Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida: Pena – detenção de 2 a 4 anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave”.

Leia abaixo alguns fatores geradores de crises:

_Poluição sonora;

_Venda de bebidas em garrafa de vidro;

_Pouca estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM);

_Poucas rondas da Polícia Militar.


Para eliminar estes fatores, algumas medidas preventivas deverão ser tomadas em uma ação conjunta envolvendo a prefeitura com as secretarias do Meio Ambiente, Infra-estrutura, Administração (Guarda Municipal), Desenvolvimento Social (Conselho Tutelar), Saúde e Polícia Militar (16° BPM).

*Secretaria de Meio Ambiente: verificar se os responsáveis pelos boxes possuem alvará para a utilização dos aparelhos de som conforme o art. 8° da Lei municipal n° 664/2005 que diz: “O alvará para utilização sonora será expedido pelo órgão competente após vistoria ao local onde a atividade é exercida e constatação de que o ambiente haverá emissão de sons e ruídos, possui condicionamento acústico adequado no sentido de preservar os limites estabelecidos, verificando mediante medições efetuadas nos termos desta Lei”. Visto que, o interessante seria proibir o uso de aparelhos de som individual nos boxes.

*Secretaria de Infraestrutura: instalar aparelho de som com caixas espalhadas pelo mercado para produzir som ambiente.

*Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica: proibir a venda de bebidas em garrafas de vidro.

*Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar: ter uma atuação constante no local.

* Secretaria de Administração: melhorar a estrutura da Guarda Municipal e cobrar rondas freqüentes da Polícia Militar.




Guarda Civil Municipal

Entra em operação, hoje,Segunda-Feira 21 de março de 2011 o blog principal da GCM de Serrinha, neste local os interessados encontrarão informação sobre essa instituição que vem a cada dia melhorando sua atuação frente a sociedade Serrinhense.
Não seja o ultimo a saber, ou o único a não saber.
Acesse o blog da GUARDA CIVIL MUNICIPAL e não fique sem conteúdo.
As opiniões e críticas que nos ajudem a melhorar serão aceitas , porém as que não nos acrescente nada de bom serão excluídas, tenha bom senso e ajude a melhorar o serviço da Guarda Municipal em serrinha e distritos.