quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FEBAGUAM REALIZA EM IRARÁ/BA, IMPORTANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TEMA GUARDA MUNICIPAL





A cidade de Irará/Ba, entra numa nova fase de entendimento sobre o tema: Guarda Municipal como agente da Segurança Pública, após participação solidária da FEBAGUAM e apoio de algumas guardas e associações de outras cidades como: Salvador Lauro de Freitas, Feira de Santana, Maragogipe, Jacobina, Santanópolis, Água Fria e Irará.

Contribuíram para o debate, o GM Nelson Querino (Presidente da Febaguam e Presidente da AGMEM), o Comandante da GCM de Jacobina e Secretário de Políticas Especiais do Conselho Nacional das GMs e Vice-Presidente da Febaguam Marcos Adriano, o GM Jarbas Pires(Presidente da AGAT-LF e Presidente do Conselho Deliberativo da Febaguam, GM Jucemir Araújo(Vice-Presidente da Associação dos GMs de Feira e Conselheiro da Febaguam), GM Adaílton Santos(Diretor Social da AGAT-LF), GM Alan Braga(Conselheiro da Febaguam), GM Bonfim representando o Sindicato de Irará e diversos GMs, que após a audiência pública, iniciaram promovido pela Febaguam, um curso básico introdutório de formação de guardas municipais(baseado na matriz curricular nacional).

Estiveram presentes ao evento, alguns vereadores da cidade de Irará, destacando-se o vereador Ubiratã que já possui um conhecimento amplo do tema, o secretário de Adm. do município, Sr. Glaubert, representantes de entidades do município, e representando a PM, o Capitão Vasconcelos e o Tenente Leandro, aonde se destacou o capitão, que mostrou-se um oficial visionário e consciente do tema segurança pública e bastante prudente sobre a guarda municipal.

De positivo após a audiência pública, a guarda recebeu promessa de ajuda da Associação dos Comerciantes, aonde seu presidente (Sr. Francinaldo Venas )se comprometeu a ajudar a guarda municipal de Irará com a doação de uma motocicleta para ajudar nas atividades de rua e rondas da cidade. Também o Coordenador dos Agentes de Endemias(Sr. Fábio Calixto) ofereceu um espaço provisório para funcionamento da Sede dos Guardas Municipais de Irará, já que os valorosos agentes até então, se encontram sem base própria.

Ao longo do primeiro dia de curso, os representantes da Febaguam e demais lideranças, encontraram com o Sr. Prefeito Derivaldo Pinto, nas ruas da cidade, aonde receberam uma atenção especial e explanaram com propriedade sobre os benefícios de se ampliar a Guarda Municipal de Irará, e abrir-se vagas para o próximo concurso, mostrando os benefícios de se ampliar o quadro da guarda, e se desfazer a idéia de criar uma vigilância municipal.

No dia seguinte, os representantes da Febaguam compareceram à rádio da cidade a convite, aonde fizeram explanações, esclareceram dúvidas e fizeram afirmações sobre as guardas municipais na Bahia e em Irará, os índices de violência no Brasil e a falta de ações estratégicas do governo em geral tratando-se do tema.

A cidade de Irará já percebe as mudanças na sua guarda municipal, mesmo porque no segundo dia de curso já marcharam pelas ruas da cidade, ampliando o quesito: ordem unida, disciplina e hierarquia e cantando o hino nacional em forma, interagindo com a sociedade e as crianças.

O Prefeito também mencionou que o fardamento dos dez agentes da guarda de Irará, estão previstos para chegarem no dia 18/11 do corrente mês.

Que o Brasil e a Bahia fiquem cientes de tais mudanças que vem ocorrendo em Irará como em todo Estado Baiano e território nacional. A sociedade requer prevenção - Guardas Municipais Já!



GM Jarbas Pires (Lauro de Freitas-Ba) 

Presidente do Conselho Deliberativo da Febaguam e Presidente da AGAT-LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário